HISTORIA

photoax7.jpgÉpoca independente

No ano de 1996, no clube de música da faculdade, em Yokohama, Kensuke Kita, Takahiro Yamada e Masafumi Gotō se conheceram e formaram a banda; tempos depois Kiyoshi Ijichi, até então baterista de outro grupo universitário, se juntou a eles.

Começaram a compor músicas (com letras em inglês), e tocar na escola e em lugares pela área de Yokohama. Em 2000, lançam seu primeiro trabalho, junto ao artista Caramelman, o split-album Caramelman and Asian Kung-Fu Generation, e depois o primeiro álbum independente, o The Time Past and I Could Not See You Again, apenas com músicas em inglês. No ano seguinte, compõem a primeira música em japonês, Konayuki, e a mandam para diversas rádios, especializadas em artistas independentes. Um DJ gostou do som e passou a tocá-lo em seu programa. Lançam então seu segundo álbum independente, desta vez com músicas em japonês, chamado I'm Standing Here O sucesso crescente levou a trazer grande número de expectadores a seus shows, feitos na área de Tóquio e outrras cidades. Nesse ano passam a fazer shows regularmente em Shibuya, Shimokitazawa e Kichijo-ji com grande entusiasmo. 

Em 2002, participaram do CD de compilação da Under Flower Records (gravadora indie). Lançam, em novembro, o mini-álbum Houkai Amplifier, que os levaria a assinar com a Sony. Esse lançamento ficou em primeiro lugar na parada semanal da Highline Records e chegou ao 35º lugar na parada indie da Oricon. O sucesso do CD foi tamanho que o levou a ser excepcionalmente relançado pela Ki/oon Records (sub-selo da Sony Music), em 23 de Abril de 2003.[1] A música "Haruka Kanata" (遙か彼方 Lugar Distante) foi o segundo tema de abertura do anime Naruto.

2003/2005 - Kimi Tsunagi Five M e Sol-Fa

Seu primeiro show como artista principal foi em Maio de 2003, no Shimokitazawa Club Shelter. Nesse ano também passam por diversos festivais de verão, como o Fuji Rock Festival03's.[1] Em 6 de Agosto é lançado o primeiro single Mirai no Kakera e em 16 de Outubro o segundo, Kimi to iu Hana (que seria indicado e vencedor do SPACE SHOWER Music Video Awards 04, na categoria "Melhor Novo Artista"). Em Novembro sai então o primeiro álbum completo Kimi Tsunagi Five M.

2004 começa com a primeira turnê como atração principal, chamada "Five nano seconds", com 13 shows. Seguem os lançamentos dos singles Siren e Loop & Loop. No dia 1 de Julhorealizam a primeira edição do NANO-MUGEN FES., festival produzido pela banda com bandas japonesas e estrangeiras (normalmente dos EUA ou Reino Unido). Além disso, participam de mais 10 festivais de verão, como MEET THE WORLD BEAT, FUJI ROCK FESTIVAL 04 e ROCK IN JAPAN FES 04. Lançam depois os singles Rewrite (quarto tema de abertura de Full Metal Alchemist) e Kimi no Machi Made(indicado no SPACE SHOWER Music Video Awards 05, na categoria "Melhor Clipe Conceitual", da qual foi vencedor, e do MTV Video Music Awards Japan 2005, nas categorias "Melhor Video de Rock" e "Melhor Video de Grupo"). O segundo álbum Sol-Fa sairia dia 20 de Outubro, sendo nº1 na Oricon por duas semanas. Segue a turnê "Suicup 2004 - No! member, November", com o primeiro show principal no Nippon Budoukan. Sai, em 26 de novembro, o primeiro DVD da banda, com os videoclipes até então lançados, o Eizo Sakuhin Shu Dai 1 Kan.[1]

Em 2005 fazem sua primeira turnê extensiva, a "Tour 2005 "Re:Re:"", de 14 de Março a 26 de Junho, tendo 48 shows em 38 cidades. Durante essa turnê, sai o segundo DVD da banda, o primeiro ao vivo, O "Eizo Sakuhin Shu Dai 2 Kan - Live at BUDOKAN +". É realizada a segunda edição do "NANO-MUGEN FES." no Yokohama Arena em 9 de Julho. Pela primeira vez é lançado o "NANO-MUGEN COMPILATION", CD com uma música de cada artista presente no festival. Nessa edição, o ajikan lança a música Blackout. Consolidando o sucesso crescente, aparecem no palco principal de diversos festivais de verão, como SUMMER SONIC 05 (TOKYO & OSAKA), ROCK IN JAPAN FES. 05, e RISING SUN ROCK FES. 2005. Segue o lançamento do single Blue Train (indicado e vencedor do SPACE SHOWER Music Video Awards 06, na categoria "Melhor Video de Grupo"). Fazem pequena turnê de 5 shows entitulada "Tour SUI CUP 2005 - winter the dragon", em Dezembro.[1]

2006/2007 - Fanclub e hiato

No início de 2006 sai o 8º single, "World Apart". No mês seguinte sai o 3º álbum, Fanclub, em 15 de Março. A turnê chamada "Tour 2006 "coung 4 my 8 beat", com início em 24 de Abril, tem seus ingressos esgotados para os 38 shows. O NANO-MUGEN FES. 2006 ocorre em dois dias no YOKOHAMA ARENA, com participação de 12 bandas (7 japonesas, 2 americanas e 3 do Reino Unido). No NANO-MUGEN COMPILATION 2006 sai a música "Juuni Shinhou no Yuukei". Na sequência dos festivais de verão, tocam pela primeira vez no palco principal do FUJI ROCK FES 2006, sendo esta a terceira aparição deles no festival. Em 25 de Outubro, sai o primeiro álbum compilação, com as B-sides dos singles lançados até aquele momento, além da faixa "Kaiga Kyoshitsu" e de faixas gravadas ao vivo. A primeira turnê em arenas, "TOUR SUI CUP 2006-2007 "The start of a new season"", durou entre 11 de Novembro a 11 de Janeiro de 2007. Aproximadamente 100 mil fãs foram a esta turnê. Em 29 de Novembro sai "Aru Machi no Gunjou", nono single da banda, que foi tema do filme Tekkonkinkreet, escrito por Taiyo Matsumoto.[1]

2007 foi um ano relativamente parado para a banda. Lançam o terceiro DVD, segundo ao vivo, "EIZO SAKUHIN SHU 3 KAN "Tour SUI CUP 2006-2007 - The start of a new season" em 21 de Março. Neste ano excepcionalmente não realizam o NANO-MUGEN FES., que vinha sendo realizado desde 2004. Entretanto, no fim do ano sai o single "After Dark", em 7 de Novembro, cuja faixa-título seria usada como abertura do anime Bleach.

2008 até agora - World World World e Surf Bungaku Kamakura

Após um período sem lançamentos, algo incomum até então para a banda, 2008 se mostra cheio de lançamentos. Começa com "Korogaru Iwa, Kimi ni Asa ga Furu", lançado em 6 de Fevereiro. No mês seguinte, é lançado World World World, álbum que representa uma mudança no estilo geral da banda. O álbum atinge o primeiro lugar da parada Oricon. Segue o lançamento do mini-álbum Mada Minu Ashita Ni, cujas músicas foram compostas na mesma época das do World World World. Desse mini-álbum é lançado o videoclipe da música "Mustang". O NANO-MUGEN FES. torna a acontecer, com 16 artistas. Nele sai "Natsusemi", seguindo a tradição de lançar uma nova música a cada NMC. Participam também do "WEEZER FESTIVAL", em 13 e 15 de Setembro. 15 de Outubro sai mais um single, "Fujisawa Loser", e Surf Bungaku Kamakura, 5º álbum de estúdio da banda, é lançado em 5 de Novembro. Esse álbum reúne algumas B-sides de singles, além de novas músicas, todas com nomes de cidades da linha de trem "Enoshima Electric Railway" (Enoden). De 18 de Novembro a 18 de Dezembro realizam a turnê "Tour Suicup 2008 ~THE FINAL~".

2009 novamente foi um ano pouco movimentado, com lançamento dos DVDs Eizo Sakuhin Shu 5 e 6, o primeiro uma compilação de trechos de apresentações ao vivo e o segundo um DVD duplo com um show da turnê "Tour 2009: World World World". No fim do ano sai "Shinseiki no Love Song", 13º single da banda.